Mesís Lugo é eleito presidente do Paraguai

Luís Eduardo Tebaldi Gomes

Mesís Lugo é um dos filhos bastardos do presidente do Paraguai, Fernando Lugo. Apesar de não ser reconhecido oficialmente, sua mãe – uma vidente conhecida como Lu Mesisgo -, resolveu registrá-lo com o nome do pai, para que a população saiba a verdade no futuro, quando, segundo suas previsões, Mesís se tornará presidente ao vencer o próprio Fernando Lugo.

Mesís Lugo é eleito presidente do Paraguai

Mesís Lugo foi eleito neste domingo o novo presidente do Paraguai com 50% dos votos válidos. Ele venceu o pleito ao derrotar o próprio pai, Fernando Lugo, que tentava se eleger pela terceira vez para o principal cargo político do país.

Mesís é um dos filhos não reconhecidos por Lugo, fruto da relação do ex-bispo com uma conhecida vidente do distrito de San Pedro del Paraná, Lu Mesisgo. Segundo ela, a criança recebeu o nome do pai para que o povo paraguaio soubesse da verdade quando a hora dele concorrer à presidência chegasse. Mesisgo teria previsto que seu filho seria eleito presidente antes mesmo de nascer.

Mesís foi o último filho de Lugo a aparecer na mídia. Ele foi descoberto em 2010 por uma rede de televisão local que realizava um especial sobre as pessoas comuns que tinham o mesmo nome do presidente Lugo, a época conhecido como “irmão dos pobres”. Mesís ficou famoso rapidamente por ser o filho mais velho do ex-bispo.

Em 2018, com apenas 18 anos, entrou para a Alianza Nacional, uma dissidência da Alianza Patriótica para el Cambio (APC), partido do então presidente Lugo. Mesís logo se tornaria uma das principais lideranças estudantis do país. Com um discurso combativo às políticas de seu pai, Mesís ganhou projeção política no distrito de San Pedro del Paraná, sendo eleito governador local aos 25 anos.

No início de 2029, quando se aproximava o fim de seus quatro anos de governo, ele anunciou candidatura à presidência do país. O favoritismo inicial de Mesís, tratado como salvador da pátria pela população, nas pesquisas, obrigou o APC a lançar o nome de Fernando Lugo para um terceiro governo. O ex-bispo estava afastado da vida política desde o término de seu segundo mandato, em 2017.

Contudo, a polêmica vida pessoal do ex-presidente pesou nas campanhas e Mesís acabou dominando a corrida desde o início. Aos 29 anos, ele se torna a pessoa mais jovem a se eleger presidente de um país na América do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário