Anotação para um romance terminado no World Trade Center


Evelena Boening

1)

João conhece Maria numa manifestação de caras-pintadas. Seus perfis psicológicos são muito diferentes:  João é de família conservadora. Maria  vem de familia destrambelhada.

2)

Ambos são bem apessoados, bonitos. Até mesmo devido à diferença de pensamentos e ações, se apaixonam. Maria é desajeitadíssima e João ri.  João age com dureza, Maria concorda

3)

Casam numa grande festa. Maria inventa milhares de detalhes nos docinhos, na decoração do salão e só arranja encrenca como, na ultima hora, trocar fitas azuis por amarelas.

4)

João agora se diz autônomo e começa a viajar a trabalho. Na volta, sempre relata as mesmas coisas: táxi em engarrafamento, o pessoal nas lojas não entendem o que ele quer. Não dá detalhes.  Maria, assume a conversa e conta, com todos as minúcias possíveis, a ida ao super, quando esqueceu de comprar chocolate e não pôde fazer aquela sobremesa para esperá-lo.

5)

João vai ficando mais calado e passa muito tempo consultando a internet, mas Maria não se dá conta e continua fazendo as trapalhadas de sempre: varrendo a casa, puxou a toalha da mesa com a vassoura, louça caiu e quebrou.

6)

João está firmando novas convicções e modificando seus hábitos. Viaja e passa cada vez mais tempo fora. Na volta, com pequenas variações, conta sempre as mesmas histórias do táxi, das lojas, da comida ruim.

7)

Maria começa a desconfiar de que há alguma coisa que ela não sabe. Pergunta pro João mas ele desconversa, se vira e vai embora, ou, então, briga e desvia o assunto.

8)

João, ao mesmo tempo em que nada revela sobre o que realmente faz,  começa a sentir insegurança quanto às trapalhadas de Maria. Para evitar perguntas, João, alegando necessidades da empresa, começa a dar pequenas tarefas para Maria, por exemplo: digitar uma carta, levar ou buscar isto ou aquilo no escritório ou na casa de amigos. Agora Maria acha que está entendendo o trabalho de João.

9)

João convida Maria para viajar aos Estados Unidos. João alega necessidade de ir à Miami e Maria fica em Nova Iorque. João dá à Maria a incumbência de entregar um documento no 95º andar da torre norte do World Trade Center, no dia 11 de setembro de 2001, às 08:30, sem falta.

10)

Ninguém se deu conta da ascendência étnica de João. Ajudado por ela, ele estava subindo na hierarquia da entidade terrorista onde a lei era:  acertar ou morrer. Maria, a desajeitada, estava causando problemas de segurança. João usou o World Trade Center para conseguir o álibi perfeito para sumir com Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário